Ações Sociais




Projeto da Telein de integração digital aos moradores da Fazenda São Miguel localizada em Serra Talhada - Pernambuco - Brasil. A Telein acredita que as empresas podem ajudar a sociedade não apenas com recursos financeiro e ações sustentáveis; também podemos aplicar nossos produtos e serviços gratuitamente na sociedade, democratizando a utilização dos seus produtos a quem mais precisa.

O projeto São Miguel Digital teve início em 2009, após a operadora Tim de telefonia celular desativar definitivamente sua rede TDMA. Até então era o único meio de comunicação dos moradores da Fazenda São Miguel localizada a 35 Km da cidade de Serra Talhada. Diante da carência extrema de comunicação dos moradores, o sócio fundador da Telein (Paulo Antonio Alves de Barros) mesmo morando na cidade de Campinas - SP, começou a ir constantemente a Fazenda São Miguel, terra natal do seu Pai, para implantação de um provedor de Voz e Internet na sua região de origem.
A fase inicial do projeto foi dividida em duas atividades:
- Encontrar um local capaz de receber o sinal 3g das operadoras de telefonia móvel utilizando antenas externas de alto ganho.
- Encontrar o melhor ponto de distribuição para ter sinal com qualidade para toda Fazenda São Miguel.

Devido a grande carência de internet na região a Telein criou a Vidatel.com.br, uma empresa incubada na incubadora do Pajeú para desenvolvimento de soluções inovadoras para provedores de acesso a internet. Atualmente a Vidatel já atende outras comunidades ruais de Serra Talhada e Calumbi.

A Telein disponibiliza parte de suas ferramentas administrativas e de gestão empresarial para a filial da ONG Sonhar Acordado, em Recife.

Acreditamos que as empresas podem ajudar a sociedade não apenas com recursos financeiros e ações sustentáveis; também podemos aplicar nossos produtos, serviços e ferramentas de gestão gratuitamente na sociedade. A ONG Sonhar foi o meio encontrado pela Telein para aplicar suas ferramentas de gestão empresarial.

Atualmente a Telein disponibiliza gratuitamente para a ONG Sonhar Acordado o serviço de gerência de e-mail e comunicação interna, o mesmo utilizado na Telein.


O movimento MangueHacker surgiu através da participação da Telein no programa Ti de Impacto. Foi numa visita a comunidade, através deste evento, que surgiu a oportunidade para ajudar uma comunidade e ao mesmo tempo obter mão de obra para a empresa.

Esta ação aconteceu no Alto José do Pinho, comunidade situada na zona norte da cidade do Recife. Nesta localidade existe o centro Dom João Costa, que possui dois laboratórios de informática com capacidade total para quarenta alunos. E neste ambiente, a Telein disponibilizou colaboradores para ministrarem treinamentos três dias na semana. São cursos de programação, banco de dados, redes e telefonia oferecidos gratuitamente para comunidade. Os alunos passam por uma triagem feita pela direção do Centro, onde são considerados perfis que possam multiplicar ou aplicar o conhecimento para a região.

Além de ajudar a comunidade, a Telein gera mão de obra capacitada para o mercado de trabalho. Ou seja, são dois lados beneficiados neste programa. A comunidade que cresce através do conhecimento ofertado e o mercado carente de profissionais capacitados que passa a receber estes novos trabalhadores em suas empresas.

Esse projeto resultou em 3 novos colabores para a Telein.