FAQs – Dúvidas Frequentes


1Como a Telein garante a disponibilidade do serviço?
A Telein disponibiliza três servidores redundantes em nuvem com atualização diária e monitoramento 24 horas. Cada servidor tem a garantia de 99,9% de disponibilidade, assim nossos clientes podem automaticamente, escolher ou alternar entre eles para realizar suas consultas. Breve estaremos disponibilizando esse serviço hospedado fora do Brasil para se adaptar aos clientes que possuem serviços externos ao país, desta forma diminuímos o Delay da resposta devido a rede.
2O Consulta Operadora funciona em uma central que não é VoIP?
O Consulta Operadora, de modo geral, não funciona em PABX tradicionais (centrais analógicas), porém algumas fabricantes de PABX tradicionais já conseguiram integrar o Consulta Operadora da Telein em seu equipamento. De qualquer forma, a Telein também oferece o IPBX Inteligente, que é compatível com as centrais telefônicas tradicionais de uma maneira simples e de baixo investimento.
3Qual a frequência a base da portabilidade é atualizada?
As atualizações são programadas para acontecer diariamente sem atrapalhar o desempenho do serviço prestado. Além disso, os servidores possuem monitoramento 24 horas por dia.
4Quanto custa cada consulta?
Veja a tabela de preço do Consulta Operadora no link abaixo.
Tabela de preço
Você também pode visitar o nosso novo site exclusivo do Consulta Operadora: www.consultaoperadora.com.br/empresas
5Que informações de minhas consultas a Telein salva correndo o risco de vazar na internet?
Por padrão a Telein não salva requisições nem resposta de nenhuma consulta, caso ocorra alguma situação da qual seja necessário, podemos salvar temporariamente logs de consultas durante teste dos clientes, que em seguida serão apagados.
6Se o número não for portado, como é a resposta do sistema?
Através do parâmetro “&socsp“, a Telein informa se o número é portado ou não. A resposta da requisição fica assim:
•1: é portado.
•0: não é portado.

Visite a página da URL e entenda mais.
•Integração URL
7Fora a contratação do serviço Consulta Operadora, o que mais preciso contratar?
Nada. Normalmente o Consulta Operadora se integra perfetamente a maioria dos sistemas e IPBX, ou seja, você contrata o Consulta Operadora e minimiza seus custos em telefonia em até 90%.
Veja as integraçõs disponíveis, abaixo:
Integrações Disponíveis.
8Quais as vantagens e economia média na utilização do Consulta Operadora?
Descobrir a operadora de qualquer número móvel antes de fazer a ligação, possibilita ao usuário escolher a melhor operadora ou chip antes no momento da ligação, em média nossos clientes tem uma redução de até 90% nos custos de ligações.
9O que preciso para contratar o serviço e receber as 300 consultas gratuitas?
É muito fácil. Basta inserir o nome e o e-mail, em seguida será enviado para o e-mail cadastrado um link solicitando os seus dados, após preenchimento dos dados para finalizar o cadastro e confirmação, será enviado um email “Boas Vinda“ com todas as credenciais para utilizar o Sistema.
Para realizar cadastro, clique aqui. Caso não receba de imediato o email, faça uma busca em seu spam, se mesmo assim você não receber o e-mail com o link, favor entrar em contato através do contato “suporte@telein.com.br“.
10O que preciso para utilizar o serviço Consulta Operadora?
Acesso a Internet liberado para HTTP na porta de destino 80. Alguns clientes utilizam esse serviço com servidor dedicado dentro da sua empresa evitando possíveis problema de acesso a internet.
11Posso acompanhar meu saldo?
Sim! A Telein disponibiliza para seus clientes um sistema de controle de custo. Acessando o seu centro de custo, basta colocar seu login e senha recebidos após cadastro, clicar em extrato, que poderá verificar seu saldo e ainda acompanhar os consumos diários.
12Qual a capacidade e disponibilidade da Telein para o Consulta Operadora?
Em testes realizados com 5000 consulta por segundo, o processamento do servidor que estava sendo testado chegou a 40%.
Para garantir uma maior disponibilidade, o serviço Consulta Operadora funciona em 3 servidores independentes cada um com SLA de 99,9%.
13Quais as formas de pagamento disponível?
Atualmente a Telein disponibilizar 2 duas formas de pagamento para os seus clientes:
•Boleto Bancário;
•Depósito Bancário, conta do Banco do Brasil.

1O que é o IPBX Inteligente?
Assim como um PABX, é um sistema que centraliza as ligações internas de uma empresa, sendo possível a comunicação externa. É um IPBX por ser implementado em rede IP, menos complicado de manusear e menos complexo. É Inteligente pelas tecnologias já nativas do sistema.

De uma forma mais simples, o IPBX Inteligente é uma Central Telefônica Digital, com canais GSM, que torna fácil e acessível o uso de Inteligência em Telecom aos seus usuários.
2Modo de aquisição: Aluguel, Venda ou Comodato?
A Telein trabalha com sistema de comodato, porém os clientes também podem adquirir os equipamentos em lojas indicadas por nós.
3Chips: Incluso ou por conta do cliente?
Por critério de oferecer maior autonomia aos nossos clientes, já que é possível trabalhar com a Metralhadora de SMS, deixamos a cargo do cliente a compra e controle dos chips, até porque devem estar em nome do cliente para controle financeiro.
4O IPBX Inteligente funciona sem internet?
Sim, caso haja perda de conexão com a internet o sistema permanece funcionando normalmente, o uso da internet é apenas para salvar as configurações e gravações na nuvem. Ao restabelecer a conexão os arquivos voltam a ser enviados aos servidores da Telein.
5Não tenho um PABX, posso ter um IPBX Inteligente?
Sim, o IPBX Inteligente possui funcionalidades de um PABX e pode ser usada com ramais e troncos de telefonia fixa.
6Quantos chips posso usar no IPBX Inteligente?
A Telein possui soluções que vão de 4 até 100 chips.
7Posso ampliar a quantidade de chips, ramais e linhas telefônicas se precisar?
Sim! A plataforma está preparara para receber até 30 ramais, 100 chips, 2 troncos digitais e até 8 linhas analógicas.
8O IPBX Inteligente utiliza tecnologia VoIP?
Por padrão, apenas em rede local (intranet), ou seja, a chamada não sai via internet (telefonia VoIP). A chamada só sairá via VoIP se previamente for configurada pelo cliente.

Para você entender melhor, vamos usar um exemplo: Quando você trabalha com softphone ou ramal IP e faz uma ligação para fora, sua VOZ trafega via IP (VoIP) até chegar no servidor (IPBX), a partir daí, a chamada - por padrão - sai via linha de telefonia fixa ou móvel, podendo sair via VoIP (utilizando a internet).

Internamente: VoIP = Digital.
Externamente: Móvel e Fixo = Analógico.

✔ Dessa forma, é mantida a qualidade da chamada com baixo custo em infraestrutura.

O IPBX trabalha por padrão com linha de telefonia fixa e móvel. Sendo assim, É uma Central Telefônica Digital, facilitando o seu controle via interface web, mas não se confunde com telefonia VoIP. Lembrando que, além de trabalhar com telefonia fixa e móvel no IPBX, também é possível trabalhar com a telefonia VoIP simultaneamente.

Ressalva que não recomendamos o serviço VoIP devido à baixa qualidade do sinal de INTERNET que, de modo geral, não atende a necessidade estrutural suficiente para um bom funcionamento da telefonia VoIP em território nacional.
9Quando todos os chips de uma mesma operadora estão ocupados o que acontece?
O equipamento tanto pode reter a chamada com tom de ocupado, ou pode encaminhar a chamada para uma chamada off-net por outra operadora, isto fica a critério do cliente.
10O IPBX Inteligente também liga para fixo?
Com certeza! Por padrão, é possível ligar para todo território nacional e internacional, para qualquer tipo de linha de telefonia, seja fixo ou móvel.

1Como adquirir?
É necessário fazer cadastro e após receber o email "Boas Vindas" com as credenciais do sistema, deve respondê-lo solicitando boleto bancário para pagamento, pois este serviço é pré-pago.
Em seguida o comprovante de pagamento deve ser enviado, de preferência no mesmo email das interações anteriores, para o sistema liberar o link específico para download.
2Como Utilizar?
Você pode fazer um download por dia durante 30 dias.
Atenção, é permitido apenas um download ao dia podendo escolher qualquer uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
1Quanto custa?
R$ 400,00/mensal - Pré-Pago.
2Como contratar?
É necessario realizar cadastro, e após recebimento do email "Boas Vindas" com as credenciais do sistemas, basta responder solicitando o boleto para aquisição do produto, ou enviar email com seu login de acesso para “financeiro@telein.com.br“ fazendo a solicitação.
Em seguida o comprovante de pagamento deve ser encaminhado para o sistema liberar link de acesso para download.
1Como consultar pelo aplicativo?
Na tela inicial do aplicativo, você terá o espaço para colocar DDD + Número que você deseja descobrir a operadora. Não tem mistério. Colocando o DDD e Número correto, a consulta será exata, caso o número não for existente ou DDD inválido, será solicitado que você corrija e tente novamente a consulta.
2Como migrar agenda do telefone para agenda do aplicativo?
No menu do aplicativo, existe um ícone de agenda, ao clicar lá, você já deu o primeiro passo para migrar, depois, basta confirmar que quer migrar, sendo esse o segundo e última passo e pronto. Após feito, você pode sempre atualizar sua agenda.
3Como efetuar chamadas pelo aplicativo?
Após o resultado da consulta, você terá a opção de salvar o número na agenda do aplicativo, ou ligar. Simples e intuitivo.
4Sobre o Download do Aplicativo
Você pode fazer o link do aplicativo nas respectivas lojas do sistema operacional do seu celular. Vá pelo link direto clicando em iOS, Windows Phone ou Android.
Você também pode pesquisar diretamente no app store pelo nome do Aplicativo: Discador Telein.
Ou acesse do seu smartphone o link: Discador Inteligente.
5Como funciona a integração entre a agenda do aparelho com a agenda do aplicativo
Para aumenta na velocidade no acesso aos números da agenda e evitar qualquer falha na agenda do usuário o App Discador Inteligente Telein não manipula a agenda do aparelho apenas quando for necessário converter número para o padrão de 9 dígitos. Porém existe a opção do usuário sincronizar a agenda do aparelho com a agendo do aplicativo manualmente ou automaticamente 1 vez ao dia.
6É possível importar a agenda do aplicativo para a agenda do celular?
Não. Devido a limitações dadas pelos próprios sistemas operacionais.
7[iOS] Como autorizar acesso do Aplicativo à agenda?
Vá em "Ajustes". Deve-se procurar o APP Telein dentro de "Ajustes". Ao encontrar o Telein, clique nele e para habilitar acesso aos contatos.
8Por que meu aparelho aparece como incompatível para download do Aplicativo?
O aplicativo Discador Inteligente Telein tem compatibilidade com as seguintes versões de cada sistema operacional: Android (4.0.3 até versão atual), IOS (8) e Windows Phone (8 até versão atual)